Last updated: November 9, 2021

Our method

12Products analysed

30Hours spent

6Evaluated articles

95User reviews

Seja muito bem-vindo! Proteger a pele dos raios solares é a melhor maneira de prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas e evitar o tão temido câncer de pele. Para isso, existe o melhor protetor solar, produto sobre o qual vamos falar hoje.

Disponível em versões para o corpo e para o rosto, esse cosmético deve fazer parte da rotina de cuidados diária. Justamente por isso, nesse artigo vamos falar tudo sobre o protetor solar e te ensinar a escolher o ideal para a sua necessidade.




O mais importante

  • O protetor solar está disponível em versões em creme, gel, spray e pó.
  • O Fator de Proteção Solar (FPS) é um dos pontos mais importantes sobre esse produto e diz respeito ao tempo de proteção oferecido por ele.
  • Para cada tipo de pele existe um protetor solar ideal, com isso há os que são para as secas, outros para as oleosas e assim por diante.

The best Sunscreen: Our picks

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o protetor solar

É unanimidade entre os dermatologistas que o protetor solar deve ser utilizado todos os dias. Porém, para aproveitar dos seus benefícios é preciso entender tudo sobre ele. Pensando nisso, a seguir respondemos as perguntas mais comuns sobre esse cosmético.

Na foto uma mulher sentada na beira da praia tomando sol.

O protetor solar protege a pele da exposição ao sol em praias, piscinas e até mesmo no dia a dia. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels)

Qual a diferença entre filtro solar e protetor solar?

É muito comum que exista uma confusão quando se fala em filtro solar e protetor solar. Nesse momento sempre há a dúvida se esses dois produtos são a mesma coisa, mas, na prática eles são diferentes.

O filtro solar é uma matéria-prima que tem a função de promover a proteção contra os raios UV, existindo filtros orgânicos e inorgânicos.

Já o protetor solar é criado a partir da associação de diversos filtros solares, que são submetidos a inúmeros testes para comprovar o seu Fator de Proteção Solar (FPS).

Deste modo, o protetor solar acaba sendo mais completo do que o filtro solar, pois nele são encontrados componentes variados responsáveis pela sua eficiência. No entanto, muitas marcas não diferenciam esses dois itens e vendem protetores com o nome de filtro e vice-versa.

Quando deve-se usar o protetor solar?

Diferente do que muitos pensam, o protetor solar não é um cosmético que deve ser utilizado apenas nos dias de sol.

Na realidade a recomendação é que esse produto seja passado no rosto e no corpo todos os dias, inclusive nos nublados, com chuva ou frios.

Esse produto deve ser passado no rosto e no corpo todos os dias.

Isso porque o sol sempre está presente nos períodos diários, logo, os raios UV e infravermelho, que são liberados pela radiação solar e fazem mal para a pele, também incidem nesses dias.

Além disso, indica-se a utilização do protetor solar mesmo para trabalhar em ambientes internos na frente do computador.

O motivo disso? A luz azul que sai da tela dos notebooks, desktops e smartphones causa uma hiperpigmentação na pele, gerando manchas e melasma, algo que é evitado com o protetor.

Como passar o protetor solar?

O protetor solar deve sempre ser aplicado sobre a pele limpa e seca 15 minutos antes da exposição solar.

A quantidade ideal desse dermocosmético a ser usada deve seguir a regra da colher de chá, criada pelo Conselho Brasileiro de Fotoproteção, de acordo com o esquema a seguir:

  • Uma colher de chá para a região de rosto, cabeça e pescoço;
  • Duas colheres de chá para a frente e trás do torso;
  • Uma colher de chá para cada braço;
  • Duas colheres de chá para cada perna.

Com relação a ordem de aplicação, primeiramente recomenda-se passar o hidrante facial, depois o protetor solar e por fim os itens de maquiagem como base, corretivo e .

Feito isso, esse produto deve ser reaplicado sempre após duas horas.

Na foto uma mão derrubando creme na outra.

O protetor solar deve ser passado na quantidade correta para conferir a sua proteção. (Fonte: BATCH by Wisconsin Hemp Scientific/ Unsplash)

O que é o FPS do protetor solar?

A sigla FPS é uma abreviação de Fator de Proteção Solar, que diz respeito ao tempo no qual a pele estará protegida dos raios UVB pelo protetor solar.

Com isso, para saber por quanto tempo pode-se usar esse produto sem que a pele comece a queimar deve-se fazer uma conta simples.

Sabe-se que a derme pode ser exposta por até cinco minutos sem que sofra com os efeitos solares. Então, basta multiplicar o número do FPS do protetor por cinco. Assim, um protetor solar com FPS 20 oferece 100 minutos de proteção.

Protetor solar com cor ou sem: Qual escolher?

Com o passar dos anos o protetor solar evoluiu bastante e atualmente é possível encontrar versões para o rosto com cor, mas vale a pena investir nelas?

O protetor solar com cor esconde levemente as imperfeições da pele.

O protetor solar com cor tem o intuito de esconder levemente as imperfeições da pele, sendo uma ótima escolha para quem quer dispensar o uso da base no dia dia.

Porém, ainda não são encontradas muitas tonalidades desse produto, o que faz com que ele não se adapte a todas as pessoas.

Já o protetor solar sem cor pode ser utilizado em qualquer tom de pele e por homens e mulheres, sendo uma opção bastante versátil. O ponto negativo é que quem gosta de estar maquiada todos os dias precisa passar uma base ou corretivo após ele para uniformizar a pele.

Critérios de compra: o que levar em consideração ao comparar os melhores protetores solares

Para escolher o melhor protetor solar é preciso levar em consideração alguns critérios de compra. Te mostramos quais são eles abaixo, confira!

Fator de proteção solar (FPS)

O primeiro passo para escolher o melhor protetor solar é analisando o FPS desse produto. Dermatologistas recomendam que ele tenha um fator de proteção solar mínimo 30, porém isso varia de pele para pele.

Quem possui pele muito clara deve investir em protetores com FPS mais alto, lembrando que existem opções que chegam até 99.

Já para peles mais escuras pode-se optar pelos que têm fator de proteção mais baixo, porém não menos que 30.

Na foto uma pessoa segurando um protetor solar da Neutrogena.

O protetor solar pode ter diferentes fatores de proteção solar. (Fonte: Arthur Pereira/ Unsplash)

Apresentação

O protetor solar está disponível em diversas versões, que se adaptam a todos os tipos de pele. Com isso, os mais comuns de serem encontrados para comprar são:

  • Creme: O protetor solar em creme é o mais tradicional. Ele é indicado para pessoas com pele normal a seca e apresenta textura um pouco mais grossa.
  • Spray: Muito prático, esse tipo de protetor é produzido em versões para o corpo e promove uma fácil aplicação.
  • Gel: Indicado para quem tem pele oleosa ou mista, essa opção é leve e livre de óleos. Por isso, têm uma textura bastante suave.
  • Pó: Essa é outra versão que oferece alta praticidade e é ideal para quem está sempre maquiada e precisa retocar o protetor durante o dia.
Apresentação do protetor solar Tipo de pele
Creme Normais ou secas
Spray Todos
Gel Mistas ou oleosas
Todos

Resistência a água

Se a ideia é utilizar o protetor solar na praia ou piscina, vale muito a pena investir nas opções que são resistentes a água ou à prova d'água.

Felizmente já existem muitos protetores que contam com essas características e conseguem manter a pele protegida do sol mesmo quando molhada. Dessa maneira, se evitam as queimaduras solares.

Benefícios adicionais

O protetor solar pode não somente evitar a ação dos raios solares na pele, como também oferecer outros benefícios.

Existem produtos que são desenvolvidos com ativos que buscam prevenir ou suavizar linhas de expressão e rugas, outros são anti-oleosidade, há também os que têm efeitos anti-poluição e assim por diante.

Logo, analise qual é a sua necessidade e busque por um protetor solar que possa atuar nela.

Resumo

Aplicar o protetor solar todos os dias é a melhor maneira de prevenir os efeitos negativos da radiação solar na pele.

Porém, para se adaptar a esse cosmético é preciso entender qual é o mais indicado para o seu tipo de pele e necessidade. Nesse artigo buscamos mostrar exatamente isso, e explicamos todos os pontos mais importantes a respeito desse produto.

Seguindo as nossas dicas você irá encontrar o melhor protetor solar para se manter protegido do sol. Agradecemos pela visita!

(Fonte da imagem destacada: RF._.studio/ Pexels)

Reviews